terça-feira, 18 de setembro de 2012

Strudel salgado (ou pizza enrolada)

Olá pessoal!

Hoje vim deixar uma receitinha muito fácil e deliciosa para o lanche. Talvez muitas de vocês conheçam, mas acho que vale a pena colocar!
Essa receita é de minha tia Rose, falecida há muito tempo, e que cozinhava coisas deliciosas!

Aqui em casa, como a gente quer ter mania de grandeza (cof, cof, como minha mãe dizia, "grã-fino de porão), chamamos esse prato de Strudel. Claro que o Strudel verdadeiro é doce e de maçã. Mas esse também é uma delicia, e pode usar o nome do colega alemão.

Ingredientes:

3 xicaras de farinha de trigo
2 colheres de sopa de óleo
2 colheres de sopa de margarina
1 colher de sopa de queijo ralado
1 colher de sopa de fermento
1 xícara de leite.

Como eu não gosto de queijo ralado, eu substituo por uma boa pitada de sal.
Misture todos os ingredientes, e deixe descansar 15 minutos.


Enquanto a massa descansa, corte em rodelas 4 tomates grandes e uma cebola também grande. Misture com azeitonas picadas e tempere com orégano, sal, azeite e vinagre (eu capricho no azeite e coloco bem pouco vinagre)


Divida a massa em duas partes, e abra uma delas com um rolo (a medida base é a forma onde serão assados):


Coloque uma camada de presunto, uma de mussarela, e metade da salada de tomates:



Unte a assadeira com óleo, enrole a massa como rocambole e coloque na assadeira.
Faça a mesma coisa com a outra metade da massa.


Pincele os dois com um ovo batido (tem gente que separa a gema e mistura com leite. Eu uso o ovo inteiro mesmo).
Leve ao forno médio-alto (não no máximo, para não queimar por baixo). No meu forno, leva de 45 minutos a 1 hora pra ficar pronto. Pode acontecer de juntar um pouco de água por causa dos tomates. Se conseguir, descarte essa água, para assar mais rápido.


E os porquinhos depois de assados ficam assim! (Minha mãe que falava assim, rsrs).


É de comer rezando, e você não quer parar mais, principalmente se comer assim que sair do forno. Eu gosto bem quente e com vinho tinto!

E aí, gostaram da receitinha?
Beijo grande!

3 comentários:

  1. Ai que saudades do strudel da minha mãe...só que ela era boazinha e não colocava azeitonas, que não gosto rsrs
    Beijos...

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso, me deu vontade de fazer! Receita anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Essa receita está na minha lista, achei super fácil, nem vai fermento biológico. E tudo que leva queijo e tomate me interessa, rs. Depois te conto como ficou. Beijos.

    ResponderExcluir

Gostou do blog? Deixe seu comentário, vou adorar ler!!!