domingo, 25 de novembro de 2012

Clarissa - Gravidez e Nascimento


Clarissa com 6 dias

Boa noite!

Hoje começo a participar de mais uma blogagem coletiva, sugerida pela Nádia do blog "As aventuras da Mamãe Nádia":


A ideia é fazer postagens sobre coisas que aconteceram antes do blog ser criado, ou o que quer que deixamos passar e agora temos vontade de postar. 

Para começar, resolvi falar de um momento maravilhoso e marcante na minha vida, que foi a gestação e o nascimento da Clarissa.

Ultrassom com mais ou menos 6 semanas

A descoberta da gravidez foi um susto e cheia de emoção, tudo ao mesmo tempo. Eu e marido não morávamos juntos ainda, porém passado o susto inicial, ficamos tomados por uma alegria imensa! Um mês depois já estávamos grudadinhos, e curtimos muito esse período.

Ultrassom com o rostinho - 6 meses

Minha gestação foi bem chatinha. Desde o começo tive muitos enjôos, e quando eles terminaram, veio a azia, até o último dia. Então, eu estava sempre me sentindo mal, mas aproveitei bem essa época. Adorava estar grávida, ver a barriga crescer, fazer ultrassons (fiz váááários, pois às vezes tinha pequenos sangramentos, então corria pra emergência).
Também tive hemangioma bucal. É um tumor benigno que pode aparecer na gravidez, e tive no céu da boca. Como ele cresceu muito, com 6-7 meses tive que fazer uma cirurgia para retirá-lo. Tive que tomar anestesia geral, imaginem meu medo por conta do bebê! Mas deu tudo certo, graças a Deus.


Aqui já estou com 4 meses, em Belo Horizonte. Marido teve que ir para lá duas vezes enquanto eu estava grávida, e eu corria pra ficar com ele! Aproveitar a companhia, namorar e curtir os hotéis deliciosos que ele ficava, rsrs.


Estávamos no Parque das Mangabeiras, um lugar lindo e gostoso para caminhar.


Esta foto é para mostrar de onde vem toda a traquinagem da Clarissa, rsrs.


Barriga de 6 meses. Não tirei muitas fotos grávida. Nunca tive costume de tirar fotos, e o tempo foi passando e ficaram poucas. Mais pro final que começamos a registrar o tamanho da barriga.


Aqui, com 7 meses no dia do chá de bebê.


Com certeza ela estava pulando na barriga neste momento. Eu adorava isso, mesmo quando mais tarde ela empurrava minhas costelas, rsrs.

Lembrancinhas do chá de bebê.


Aqui, com 8 meses, em Brotas


Nesta foto faltava 3 dias para a Clarissa nascer. Eu estava bastante inchada, e outro hemangioma tinha crescido no céu da boca. Nesta altura do campeonato, não poderia tirar grávida, então agendamos a cesariana, pois ainda teria que esperar 15 dias para poder fazer a extração, e eu mal conseguia comer por conta disso.


Foto do enxoval. Era tudo simples,mas completíssimo. As mantas de lã foram feitas por mim, de crochê e tear tridente. Também bordei os desenhos para fraldas de boca e para as mantas de piquê, e os lençóis de berço. Eram lindos! Doei tudo depois que não usava mais, hoje tenho saudade.


Esse era o cantinho reservado para nossa princesa. Nosso apartamento era pequeno, apenas um quarto, então o berço ficou bem ao lado da nossa cama. Sabe que era bom? À noite, caso a Clarissa resmungasse (porque ela nunca chorou à noite), era só esticar o braço e fazer carinho nela, e pronto! Nosso cantinho era uma delícia! Moramos ali até a Clarissa completar 2 anos e meio, e tenho lindas recordações desse tempo. A gente aprende que só precisamos de amor. O material, o essencial é o suficiente.


Essa bonequinha foi presente da minha mãe para a Clarissa, e era de pendurar no berço. No dia que fui para o hospital, levamos para lá para servir de enfeite de porta, já que com tantas coisas para comprar e dinheiro curto, nem tinha pensado nisso!


Eu e minha mãe, esperando a internação. Olha a carinha de emocionada dela! Minha mãe curtiu muito essa neta, a primeira e única. Falava com a Clarissa na barriga, esteve comigo no hospital e passou 15 dias em casa comigo. Quando terminou minha licença maternidade, ia para minha casa todos os dias para ficar com a Clarissa. Quando a Clarissa fez um ano, eu passei a levá-la na casa dela, pois ela cuidava dos meus avós e não podia mais se ausentar, então cuidava dela junto com eles. Sempre teve muita paciência, sempre foi muito amorosa, e sempre me ajudou muito. Minha mãe era mais do que simplesmente mãe para mim. Era minha companheira, e me faz muita, muita falta.


Papai e vovó aguardando. Depois disso, papai vestiu uma roupa verde e entrou no centro cirúrgico. Vovó ficou esperando lá fora, mas assim que ela foi avisada que Clarissa tinha nascido, caiu em prantos. Marido disse que até um rapaz que estava ali junto com ela quase chorou também, ao ver a emoção dela.


Clarissa nasceu no dia 20 de fevereiro de 2008, às 12h51. Primeiro dia do signo de Peixes.

Não tenho foto junto com a Clarissa no centro cirúrgico, porque o marido filmou o parto, e após isso a câmera parou! Mas eu nunca, nunca vou esquecer o momento em que tiraram ela de mim, e eu fiquei esperando ouvir o chorinho, e falava pra marido: "ela não chora, por que ela não chora?". E então ouvi aquele chorinho mágico, que dizia: "cheguei, estou aqui!!!". Quando trouxeram ela para eu ver, encostei meu rosto no rostinho dela e chorei. Não há emoção maior do que ser mãe. 

A Clarissa nasceu com icterícia patológica causada por incompatibilidade sanguínea ABO. Não é aquela comum que os RNs costumam ter, mas sim uma mais séria que antigamente era tratada com transfusão de sangue. Hoje em dia, é tratada com banho de luz, então nós ficamos 6 dias no hospital para que ela ficasse nessa luz especial. Ela ficava num bercinho que tinha lâmpadas em cima e por baixo, só de fraldas e com tampões nos olhos pois a luz prejudica a visão. Pensa que ela chorava? Nadinha. Era um amor. 

Tive problemas para amamentar, então aderimos ao adaptador, deu super certo, e a Clarissa mamou no peito até 1 ano e 5 meses. Eu adorava amamentar!


Saímos do hospital no dia 26 de fevereiro. Primeira foto oficial da familia. Meu pacotinho tão lindo, era uma boneca!


Feliz, mas muito cansada. Por conta da icterícia, Clarissa precisou mamar de 3 em 3 horas, por 4 meses. Eles pedem isso para ter mais circulação do sangue, e eliminar mais rápido a bilirrubina. Eu amamentava bem, mas era bem cansativo. Tive baby blues, às vezes chorava, implicava com marido. Ele sempre muito paciente, mas também ninguém é de ferro! Creio que nossas piores discussões aconteceram até a Clarissa completar um ano. Não eram frequentes, mas quando aconteciam eram fortes. Depois nos adaptamos, ele é muito calmo, e eu aprendi a ser menos impulsiva também. Hoje em dia raramente divergimos, e quando acontece jamais chega em discussão. Sempre conversamos.


Eu adoro essa foto, com a roupinha de saída da maternidade. Ela passa bem o espírito do bebê Clarissa, sempre tranquilo, quase não chorava. Uma única vez ela teve cólica forte, e chorou por duas horas. Depois, nunca mais.


Ela se adaptou super bem ao bercinho, e dormia a noite toda. Eu que a acordava para mamar, ela mamava e voltava a dormir. Um anjo.


Aqui com 7 dias. Ela sempre foi muito curiosa, virava a cabeça para olhar tudo. Adorava ouvir a voz do pai e sempre procurava por ele quando ouvia.


Nasceu com os olhos azuis, dá pra ver? Mas escureceu e hoje são castanhos. A testinha sempre enrugadinha de curiosidade. E essa boquinha pra matar qualquer um, rsrs.

Essa postagem "O que faltou no blog" acontecerá sempre no último domingo do mês. Na próxima, vou colocar mais fotinhas da Clarissa bebê. Espero que tenham gostado.

Beijos!

4 comentários:

  1. Tão bom recordar....adorei saber um pouco mais da vinda desta princesa linda. Parabéns pela garra e persistencia...afinal passou por maus bocados e superou todos...

    Muita Luz e Paz
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Que postagem mais linda Alessandra! Realmente emocionante....a parte na qual você menciona sua mãe, é de arrepiar. E realmente, concordo com vc, quando passamos por momentos financeiros delicados, percebemos que o que mais vale mesmo é o amor, a saúde, o restante é supérfluo.
    Parabéns pela linda família e muitas felicidades para vocês!

    ResponderExcluir
  3. Que post lindo esse, toda a gravidez num só post. Enorme sua barriga no final e sua filhota Clarissa muito linda!
    Beijos
    adriana

    ResponderExcluir
  4. Alessandra, adorei sua participação! Muito obrigada por participar!
    Dia 30 de dezembro tem mais, e dessa vez dá pra postar tudo o que ficou de fora do blog em 2012, que tal? Será tipo uma retrospectiva com algumas fotos e dados inéditos que os leitores não viram, seria bem legal ver um post assim no seu blog! Bora participar?
    Dessa vez estarei mais organizada, acabei me enrolando porcausa da mudança! Desculpe por isso!
    Amei essas fotos lindas, o nascimento dos filhos é a maior emoção na vida da gente, né?
    Já fiz o post divulgando os blogs participantes e já adicionei seu link lá: www.mamaenadia.com
    Beijos!

    ResponderExcluir

Gostou do blog? Deixe seu comentário, vou adorar ler!!!