segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013


Oi gente!

Blog abandonadooo!!! Eu sei, eu sei. Mas no meu caso, isso é um ótimo sinal!

Desde o final de ano, os dias têm sido agitados. Eu tenho meus momentos de deitar e dormir, relaxar. Mas é porque preciso deles. Já não são uma exigência de algo que vai errado em meu organismo. Então, estou envolvida em minha vida, em meus afazeres, completamente envolvida nos preparativos do casamento. Estou vivendo, e então estou sem tempo de vir aqui e colocar o tanto de coisas que estão acontecendo ou passando por minha cabeça.

Não posso negar que o blog fez parte de um momento muito específico em minha vida. Ele faz parte de minha recuperação de um momento muito difícil, e até levei isso para meu psiquiatra.

Posso parecer ás vezes repetitiva, mas esse ano que passei "reclusa", digamos assim, em meu ano sabático, foi um ano de tantos aprendizados, que vale a pena repetir sobre a questão muitas vezes!

Nós vivemos em um mundo tão acelerado, envolvidos em tantos afazeres, e em quais desses momentos podemos parar para refletir sobre tudo o que vivemos? Refletir sobre o significado das coisas, repensar atitudes de forma objetiva, de maneira que agregue o crescimento pessoal?
Nunca, na verdade, temos esse tempo para isso. Por isso, depois de um tempo, deixei de me sentir culpada por estar afastada de minhas atividades profissionais e passei a simplesmente deixar a vida correr.
E isso foi a melhor coisa que fiz na minha vida.


É muito bom poder colocar as coisas numa perspectiva diferente. Aprender a não dar tanta importância para coisas que realmente não têm importância real. Observar um tanto de defeitos próprios que a gente teima em não enxergar, e tentar corrigi-los.

Na minha consulta, eu fui bem clara com meu médico que o que mais influenciou minha melhora foi a internet. A rede é um laboratório fantástico, que se soubermos usar de forma criteriosa, tem frutos fantásticos!

O blog, e principalmente o facebook, me ajudaram em duas coisas: manter o contato com a "humanidade" em um momento que estava voltada para mim mesma, e a melhorar meu relacionamento com as pessoas "à minha volta", mesmo que fosse no virtual.

Muito do que aprendemos no virtual podemos trazer para o real, desde que o que ocorreu ali realmente tenha sido significativo. Posso criar um personagem na web, mas mantê-lo na vida real é outra história. Agora, quando esse personagem vêm de dentro mesmo e não é simplesmente uma "mentira", pode fazer milagres em nosso dia-a-dia.

E foi o que aconteceu no meu caso.Eu sempre tive muita dificuldade para entrar em debates, em me posicionar, ter opiniões. Sempre fiquei preocupada com as repercussões do que eu pudesse dizer, como as pessoas me veriam. E no face é fácil colocar as opiniões, porque não está tão "cara a cara". E mesmo assim, a gente vai criando uma casca, e aprendendo a lidar com as opiniões divergentes. Você sabe que tudo o que coloca no face, todos os seus amigos ali lêem. Então, não tem mais como esconder, é você e pronto!
E isso dá uma força tremenda na hora que você vem pro real, porque não precisa mais criar uma máscara. Você sabe que as pessoas te conhecem pelo que você colocou ali. E de uma forma ou de outra têm que lidar com isso. Sem vergonha, sem medo, sem ter que dar justificativas, Assumindo finalmente todas as suas características, sejam qualidades ou defeitos.

Disse ao meu médico que ele deveria pesquisar sobre a influência da internet na recuperação de doenças mentais, e que ele até deveria fazer um paper. Se eu fosse estatística, e não matemática, teria me oferecido para publicar junto. Aliás, chega uma época que seu psiquiatra vira seu amigo, e dá até vontade de sair do consultório pra filosofar sobre a vida tomando chopp, rsrs.

Sem brincadeira, 50% da minha recuperação pode ter vindo de medicação e outros fatores. Mas os outros 50% com certeza veio da internet. E agradeço a todos os envolvidos de alguma forma nisso.

Eu estou muito feliz. Porque estou sendo capaz de amar as pessoas pelo que elas são. Porque estou aprendendo a não ter tantas expectativas, e mesmo que eu tenha, não sofro tanto quando elas não são satisfeitas.
Eu estou muito feliz porque estou MORRENDO de vontade de estar com meus alunos. Porque estou fazendo meus sonhos acontecerem. Porque estou sendo capaz de amar a vida pelo que ela É, mesmo que nem sempre seja o que eu espero.

Sabem, eu não tenho carro, Nunca viajei para o exterior. Meu apartamento está financiado. Meu salário é uma piada, e pra isso ainda tenho que trabalhar MUITO! E mesmo assim, posso dizer que estou plenamente satisfeita com a minha vida.

Porque aprendi a amar as pessoas, de coração. Porque tenho alguém a meu lado que me completa, me entende e me faz crescer, sempre. Porque tenho uma filha e faço parte da evolução de uma nova vida, e posso dizer que faço diferença nesse mundo. Porque, mesmo que se de 40 alunos, apenas 6 me acompanham, eu estou fazendo milagres na vida desses 6.

Gente, estou forte! Superei minhas maiores dificuldades! Há exemplo maior de que Deus existe do que este?



5 comentários:

  1. Estou muito feliz por você, irmãzinha! Isso aí, fique sempre bem! Te amo! Bjs, Carol.

    ResponderExcluir
  2. Alessandra, só tenho a dizer "parabéns"!

    Parabéns pela coragem de expor seus sentimentos e sua vida, parabéns por encarar esse tempo como um aprendizado e tentar entender tudo que acontecia com você e à sua volta, parabéns pela força em querer retomar sua vida e a enxergar tudo com otimismo.
    Nada disso é fácil, eu sei do que estou falando, pois passo por um momento muito parecido. Nos acostumamos a nos sentir culpados por ter de se afastar das atividades profissionais para cuidar da saúde, nos preocupamos com o que as outras pessoas irão pensar, quando na verdade, é um direito de todos em algum momento da vida, se necessário, parar tudo para poder recomeçar...cuidar da saúde, da alma e do coração.
    Não é nada fácil lidar com situações e momentos difíceis, a maioria das pessoas ignora, foge, mas uma hora, a vida cobra e temos que enfrentar nossos medos, dores e fantasmas...
    Parabéns novamente, você merece estar bem!

    Felicidades, muitas felicidades!

    Flávia

    http://euameivctbmpode.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Viver!
    E não ter a vergonha
    De ser feliz
    Cantar e cantar e cantar
    A beleza de ser
    Um eterno aprendiz...

    Ah meu Deus!
    Eu sei, eu sei
    Que a vida devia ser
    Bem melhor e será
    Mas isso não impede
    Que eu repita
    É bonita, é bonita
    E é bonita...

    ResponderExcluir
  4. Eeeeee! Estou super feliz por ler este post!! =D

    ResponderExcluir

Gostou do blog? Deixe seu comentário, vou adorar ler!!!